A Nossa Missão

A TSP constitui-se como uma organização não governamental para a defesa dos direitos dos cidadãos portugueses expressos na Constituição da República Portuguesa, na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e na Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

É objetivo primordial da TSP a defesa da cidadania ativa junto de todos os cidadãos portugueses, com particular ênfase junto daqueles que residem no estrangeiro, incentivando, através da realização de atividades, projetos e ações, de forma autónoma ou em cooperação com outras organizações governamentais e não-governamentais, a participação cívica e política de todos os cidadãos portugueses.

A TSP reivindicará, em toda a sua atuação, um tratamento igualitário de todos os Portugueses, apostando sobretudo no meio digital como forma de eliminar barreiras físicas e facilitar o acesso a toda a informação que permita aos cidadãos portugueses a residir no estrangeiro, acompanhar e participar ativamente na vida social e política de Portugal e dos respetivos países de acolhimento.

É objetivo da TSP conseguir uma justa representatividade dos cidadãos portugueses, em particular os residentes fora de Portugal, no sistema político português, criando condições para que a expressão democrática através do voto seja feita sem fronteiras e barreiras. Para o efeito, a TSP defende a manutenção do voto presencial, a redefinição do processo do voto por correspondência e a introdução do voto digital, entre outras medidas que permitam alcançar este objetivo.  

Neste âmbito, a TSP pode também criar um espaço de discussão, aberto e permeável à contribuição de todos os interessados, onde se procura, de acordo com a realidade, definir ou redefinir as estratégias e ações que melhor se adaptem às pretensões das comunidades portuguesas espalhadas por todo o Mundo. 

A TSP visa contribuir, através da sua atividade, para a definição e avaliação de políticas públicas de emigração sobretudo através de programas baseados em informação e conhecimento sobre este domínio de intervenção, contando para isso e sempre que possível com a parceria e o apoio de diversos meios de comunicação social.