Direção

Presidente

Paulo Costa

Paulo Costa viveu 10 anos em Londres, tendo sido um dos fundadores do grupo Migrantes Unidos e do movimento Também somos portugueses, que deu origem á associação TSP- Também somos portugueses.

Trabalha em informática desde sempre, send atualmente arquiteto de soluções Cloud.

É  membro de diversas outras associações cívicas e profissionais , como a Open Rights Group, a  Associação Nacional do Software Livre, Transparência Internacional, SEDES e Data Science Portuguese Association.

É membro do Conselho Consultivo da ESOP – Associação das Empresas de Software Open Source Portuguesas, da qual foi co-fundador.

Vice-Presidente

Nathalie de Oliveira

Nathalie de Oliveira, nasceu aos 16 de Novembro de 1977, de dupla nacionalidade portuguesa e francesa, estudou o Direito das Organizações Internacionais, na Sorbonne, antes de servir a UNESCO e as instituições europeias, nomeadamente a Comissão Europeia durante anos.

 

É autora de várias contribuições para a Fundação Jean Jaurès, próxima do PS Francês, e escreve para fundações políticas, para Think Tanks servindo o Ideal Europeu, conferencista sobre a Europa, a sua história, as suas instituições e o seu futuro, nas horas mais livres.

 

Nathalie De Oliveira honrou várias funções políticas: Adjunta ao Presidente da Câmara de Metz de 2008 até 2020 (vereadora).

 

O seu empenho valeu à cidade numerosos prémios nacionais (Prémio Marianne) e europeus, como o Prémio ELOGE, do Conselho da Europa, recompensando a excelência da governação da cidade e o seu mérito em termos de participação democrática.

 

Duplamente empenhada na política, em França e também em Portugal, como comissária nacional do PS português e facto único, também da Comissão nacional do PS francês, sem desistir de militar pela Europa fora, quer partidário ou institucional, tem várias comissões políticas permanentes. Membro emérito de vários conselhos de administração de grandes associações que defendem os direitos humanos, a cultura e a educação para todos, as suas missões de consultoria prosseguem no CASAM (Centro de Acolhimento dos Requerentes de Asilo de Moselle, na Liga dos Direitos Humanos (LDH), no Clube da UNESCO, no Movimento Europeu, como para

Revistas de diretito público relacionadas com a vida dos Municípios, entre outros.

 

 

Além disso, desde 2008, Nathalie De Oliveira tem publicado crónicas políticas para o bilíngue Lusojornal, para a revista Bird Magazine, para o Jornal das Comunidades na Bélgica, suportes de informação que atingem centenas de milhares de leitores.

 

Vencedora de um concurso de administradora para o Parlamento Europeu em 2006 e de um concurso nacional de Jovens Líderes da Fundação ASPEN França em 2009, políglota experiente, porta-voz da Associação Cultural Portuguesa de Metz (ACPM), tem lutado para promover a cultura e a literatura lusófonas através da Europa.

 

Assinou o Prefácio de Terra do Chiculate, relatos sobre a imigração portuguesa da França, de Isabel Mateus (Edições Vagamundo) e muitos outros textos importantes, nomeadamente sobre a obra poética de Manuel Alegre, em francês.

 

Líder militante, candidata em campanhas eleitorais nacionais de seus dois países como campanhas europeias importantes, defende o imperativo de lutar pela participação cívica e política.

Secretária

TSP Logo 2
Sara Filipa Magalhães Milheiro de Almeida Santos

Nasci em Lisboa em 1982. Sou licenciada em Ciências da Comunicação com a especialidade em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política e Relações Internacionais e em Estudos Literários Portugueses.

 

Entre 2004 e 2009 vivi na ilha de São Miguel, Açores, onde desempenhei funções como jornalista, assessora de imprensa e formadora. Em 2009 voltei a Lisboa e continuei a minha atividade profissional sempre ligada à promoção e desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores.

Tesoureiro

Nelson Rodrigues

NELSON RODRIGUES, natural de Candedo/Vinhais, 62
anos, vive em Rheine (ALEMANHA), Intérprete/Tradutor e Sociólogo, foi chefe dos serviços de migração e integração das Cáritas de Rheine e trabalha atualmente no Departamento de Migração e Integração do Distrito de Gütersloh. Foi membro fundador da Delegação da Federação das Associações Portuguesas na área consular de Osnabrück e membro do Conselho das Comunidades Portuguesas. Fundou em 2013 o grupo “Team Comunidade Alemanha” que organizou as comemorações
50 ANOS COMUNIDADE PORTUGUESA NA ALEMANHA”. Desde
então é administrador da página no facebook “Comunidade Alemanha” que serve como plataforma de informação para a Comunidade (https://www.facebook.com/Comunidade.Portuguesa.Alemanha).
Foi candidato pelo Partido Socialista a deputado da Assembleia da República.

Iníciador e promotor da geminação Leiria e Rheine que já existe desda há 25 anos.

Vogal

TSP Logo 2
Alcino Manuel Gomes Francisco

Alcino Manuel Gomes Francisco…

Vogal

Diogo Costa
Diogo Simão Marques Costa

Diogo Simão Marques Costa nasceu em Lambeth, Londres para pais portugueses que migraram para Pequeno Portugal em Lambeth nos anos 90, vindos de Mangualde, Viseu.

 

Com 16 anos de idade, Diogo Costa foi eleito Presidente da Câmara da Juventude de Lambeth e mais tarde foi para a universidade e obteve uma licenciatura em Ciência de Computação, com especialização em Engenharia de Software.

 

Durante a universidade começou a trabalhar como Engenheiro de Software no sector financeiro e tecnológico, algo que ainda faz até esta data.

 

Em 2021, foi eleito como Secretário-Coordenador do Partido Socialista Português para a Secção do Reino Unido.

 

No dia 5 de Maio de 2022, foi eleito com apenas 23 anos de idade como vereador de Oval (que faz parte de Pequeno Portugal) à Câmara Municipal de Lambeth.

 

O Diogo defende os direitos dos nascidos no estrangeiro e quer ver os portugueses nascidos na diáspora tratados da mesma forma que os portugueses que vivem em Portugal, cidadãos portugueses, não de 2ª classe.

 

Ele também quer ver o Estado português modernizado, digitalizado e mais pragmático.

Vogal

Emmanuelle Jacqueline Ortega Afonso

Emmanuelle Afonso 53 anos. Nasceu em França e vive atualmente em Portugal. Cresceu a ouvir falar mirandês em casa e francês fora, e como boa luso-descendente, as experiências bi/multi/interculturais não podiam ficar por aí: após um primeiro Erasmus em Brighton, UK, decidiu aceitar o desafio de uma 2ª bolsa de 6 meses no país das suas origens, mas numa cidade que mal conhecia, Lisboa.
A paixão foi de tal ordem que é là que continua a residir, passados precisamente 30 anos. A sua formação académica reflete um percurso convictamente muito europeu, com um diploma português: MBA em Gestão pelo ISEG, francês pela EDHEC , a 4ª no ranking das “Grandes Écoles”; de gestão em França e inglês, com um B.A. Honours in Business Studies, pelo Brighton Polytechnic.
Na área profissional, uma carreira em várias multinacionais farmacêuticas onde as viagens foram uma constante, nomeadamente numa altura onde foi Marketing Manager for Europe de uma farmacêutica americana, com uma média de 1 a 3 viagens aéreas por dia, …até que decidiu abrandar o ritmo, mantendo uma atividade de freelancer na sua área profissional, mas consagrando mais tempo à família e ao associativismo, um bichinho que a
acompanhava desde muito jovem.
Abraçou várias causas, mas foi ao impulsionar o Observatório dos Luso- descendentes (O.L.D), simbolicamente criado a 10 de Junho de 2010 que a sua dedicação começou a fazer mesmo sentido, mobilizando outros luso-descendentes, oriundos de várias países da diáspora portuguesa neste projeto inovador. Citando uma descrição recente “…lutadora e tecedeira de redes, Emmanuelle AFONSO soube lançar os debates sobre as questões de mobilização da diáspora, de dupla-cultura mas também, de prática de cidadania Europeia. É cada vez mais solicitada pelos media e as autoridades.
Firme e atenta, ela procura um caminho não partidário em direção à uma ética de cidadania…”;
Paralelamente, em termos profissionais, desenvolveu uma actividade de Consultora em comunicação e marketing, que lhe tem permitido a flexibilidade necessária para acompanhar a associação. Os seus clientes foram inicialmente pequenas empresas portuguesas, numa função de marketing em outsourcing.
Depois, a procura cresceu junto do mercado francês, tanto dos particulares a instalarem se em Portugal, Marketing Residencial, como das empresas a pedir a organização de seminários num país seguro e acolhedor como Portugal, Marketing de Negócios. Com a crise trazida pelo Covid, começaram a notar se os pedidos de pequenas empresas portuguesas, numa procura de aconselhamento estratégico para reconversões, marketing e comercialização.
Sempre entre 2 países, 2 culturas e um modo de vida, pensar e trabalhar à 200%!