Eleições para o Presidente da República – 18 de janeiro de 2026

A votação para o próximo Presidente da República vai decorrer a 18 de janeiro de 2026. Vai ser presencial, o que quer dizer que quem vive no estrangeiro vai ter de nesse dia se deslocar para votar no seu consulado. Sim, esse consulado pode ser a muitas horas de distância – quem está insatisfeito com isso pode assinar a petição para se poder votar por voto presencial, voto postal ou voto digital para todas as eleições, aqui, na Petição “Para que todos contem”.

Mas quem tem a felicidade de morar perto de um consulado tem de verificar se está devidamente inscrito para votar – muitos não estão, sem o saberem, e poderão ter uma surpresa desagradável no dia 18 de janeiro. E apresse-se, porque se não está inscrito, tem de se reinscrever até dia 18 de novembro!


Como verificar se estou inscrito?

Para verificar se está inscrito, consulte os cadernos de recenseamento em www.recenseamento.pt

E se não estou inscrito, o que tenho de fazer?

Se por qualquer razão não estiver inscrito, não se aflija. É fácil tornar a inscrever-se.

Opção 1: Vá ao seu consulado, exija que o inscrevam de novo. Não é preciso marcação. Se lhe levantarem quaisquer problemas, saiba que negar o direito de voto a um cidadão português é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias, segundo a Lei do Recenseamento.

Opção 2: Reinscreva-se diretamente no Portal do Eleitor. Vai precisar da Chave Móvel Digital , que pode ser obtida no consulado, ou diretamente a partir do seu telemóvel. Veja aqui como ativar a sua Chave Móvel Digital.

Como me torno a inscrever para votar no Portal do Eleitor?

Para se inscrever de novo para votar, tem de dar estes pequenos passos:

1) Carregue no botão euEleitor do Portal do Eleitor (em cima à direita)


2) Identifique-se com a Chave Móvel Digital.


3) Clique em “Inscrição no Recenseamento Eleitoral”

4) Responda à pergunta de confirmação, aceitando a inscrição no Recenseamento Eleitoral

5) Dentro de poucos dias, confirme no site do recenseamento eleitoral se já está recenseado, e pronto para votar na eleição do Presidente da República.

Se ao fim de 3 dias ainda não for dado como recenseado, escreva à Administração Eleitoral e perguntar o que se passa. O E-mail é adm.eleitoral@sg.mai.gov.pt

Boas eleições!